guiadecompra
Home Excel Planilha Cotação de Preços

Planilha de Excel Para Cotação de Preços

Essa planilha é ideal para quem deseja economizar dinheiro ao fazer compras, ou contratar serviços. É possível cotar em até cinco fornecedores e fazer análise dos itens de compra, por fornecedor. A planilha exibe automaticamente os menores preços e o comprador pode escolher entre os itens mais baratos de cada fornecedor e pode optar pela compra fracionada. Para compradores iniciantes e profissionais.

Planilha de Excel para Windows. Versão mínima recomendada: 2007.

R$ 28,90

 

Entrega garantida. Enviamos por e-mail.

Nós enviamos seu pedido em até 12 horas, após a confirmação de pagamento. VERIFIQUE SEU E-MAIL.

Por favor, verifique a Caixa de Lixo Eletrônico no seu e-mail.

Algumas mensagens podem ir direto para a caixa de SPAM, Lixo Eletrônico, ou E- mails Não Solicitados. Principalmente nos e-mails do hotmail e gmail.


DÚVIDAS ESCREVA PARA: guiadecompra@guiadecompra.com


Compra Segura: pague com o PagSeguro


Basta clicar no botão COMPRAR, preencher os dados solicitados (e-mail, Cep, Endereço) e escolher a forma de pagamento. É fácil, rápido e seguro e não precisa ter conta no PagSeguro.

Digite seu e-mail corretamente, pois as planilhas são enviadas para o e-mail cadastrado no pagamento.  Aceitamos todos os tipos de cartões, pagamento com boleto e transferência online.

Dicas Interessantes

Nesta página, ao longo do texto estão as imagens das planilhas.

CLIQUE NAS IMAGENS PARA AMPLIAR.

Nossas planilhas são desenvolvidas por nossa equipe, são planilhas profissionais, de uso prático e fácil. Mais de 50% dos nossos clientes compram mais de uma planilha e 99,2% estão satisfeitos.

Manual da Planilha Cotação de Preços:

A planilha de cotação de preços ajuda o comprador a economizar e aperfeiçoar suas compras, porque ele pode selecionar forncedores que vendem mais barato, pode ainda selecionar itens com preços menores e automaticamente faz a seleção da melhor condição de compra.


Definimos a primeira tabela para cadastro da cotação. Nesta tabela o comprador cadastra o número da cotação, ou pode deixar automático, com um código gerado a partir da data do dia.

Em seguida cadastre a data, o nome da empresa e os fornecedores participantes da cotação, além dos respectivos contatos..

Este é o primeiro passo para realizar sua cotação.

NOTA: fique atento às células com fórmulas e tenha cuidado para não apagá-las.

Alimentar Planilha de Cotação

Nosso segundo passo é alimentar a planilha de cotação:
Esta planilha exige que se tenha muito cuidado, porque várias colunas contêm fórmulas em suas células, portanto, vale observar que na linha número 5, algumas células do cabeçalho estão na cor BRANCA.
Somente nestas colunas é que devemos digitar dados referentes aos itens que serão cotados. Cabeçalhos das colunas que podemos digitar: CÓDIGO DO PRODUTO, NOME DO PRODUTO, QUANTIDADE, MEDIDA, PREÇO 1 UNITÁRIO, PREÇO 2 UNITÁRIO, PREÇO 3 UNITÁRIO, PREÇO 4 UNITÁRIO e PREÇO 5 UNITÁRIO.

Preenchido todos estes campos, o preço total dos itens são calculados automaticamente e o nosso próximo passo é fazer a análise da cotação.
NOTA: como se pode ver, a planilha suporta até 5 fornecedores.

Analisando a Planilha de Cotação

Selecionando os melhores preços, para fechar uma compra.
Já vimos que a planilha suporta no máximo 100 itens, portanto se você não tem conhecimentos com funções de Excel, recomendamos não alterar essa quantidade.
Um dado interessante nessa planilha, é o filtro de busca. Se sua cotação não atingiu os 100 itens, é possível limpar os valores ZERO (0) da planilha.

Na célula B2, selecione-a, para ver um comentário, em seguida clique na setinha para exibir a caixa suspensa. Desmarque a opção que estiver com valor ZERO (0) e perceba que a planilha só vai exibir as células que apresentam valores acima de ZERO (0).
Isso pode ser feito para o item que você não deseja analisar, ou quer excluir da cotação.
Note que na última coluna da cotação, aparecem os fornecedores, um por linha, que ganharam a cotação do respectivo item. Neste caso, pode ser feita a compra do item em cada fornecedor, mas ainda tem a planilha IMPRIMIR onde pode ser filtrado e refinado ainda mais, os fornecedores.

Refinar a Cotação e Imprimir

Por fim, vamos ver quais fornecedores ganharam tais itens. Esta é a melhor parte da planilha de cotação. Filtrar os resultados por fornecedor.
Primeiro passo: Selecione a Célula C3 e logo aparece ao lado direito uma setinha para exibir uma caixa suspensa, que é um menu de validação de dados, para selecionar o fornecedor.
Clique nessa setinha e selecione um dos fornecedores da lista. Feito isso, aparecem os itens que o fornecedor ganhou na cotação. Caso contrário os valores aparecerão em ZERO (0) isso significa, que o fornecedor não ganhou nenhum item da cotação.

O próximo passo é limpar os valores ZER (0) da cotação, para o fornecedor selecionado. Ná célula C4 Clique na setinha para filtrar o resultado e desmarque a caixinha VAZIAS, OU COM VALOR ZERO (0).
É possível ocultar itens da cotação, desmarcando-os. Posteriormente, pode remarcar e visualizar estes itens.

A cotação está pronta para ser aprovada, para compra. Temos também uma planilha de controle de estoque para gerenciar os itens que você compra, para seu estoque.

Dados para a Segunda Planilha de Cotação

Dados da Planilha:

Nome da Empresa: Coloque neste campo o nome da empresa, na qual você trabalha. Caso seja uma cotação doméstica, coloque seu nome, ou deixe em branco.
Ainda continuando La linha 1, temos o nome da Planilha e a data, que deve ser alterada conforme o dia que a cotação for feita. Fornecedores:

Nas linhas 2, 3, 4 e 5, serão adicionados os nomes das empresas fornecedoras dos produtos, ou dos serviços á serem comprados, ou contratados respectivamente. Dentro dessas linhas conforme já preenchidas, coloque os nomes dos contatos e os telefones, para uma eventual ligação. Isso facilita se você tiver alguma dúvida, os números dos telefones já estão visíveis. Descrição dos Produtos.
Nesta coluna, existem várias linhas para o usuário adicionar os itens a serem cotados. O usuário pode adicionar e excluir linhas, dentro deste parâmetro, mas ao adicionar linhas é imprescindível que copie as fórmulas para as linhas inseridas. Não copiando tais fórmulas, a planilha não funcionará corretamente.
Na coluna C, digite as quantidades e na coluna D, digite as unidades (PC, CX, UN, FD, BB, BO e assim por diante)

Preços:

Os preços dos produtos serão digitados nas seguintes colunas:

E, para o primeiro fornecedor.

G, para o segundo fornecedor.

I, para o terceiro fornecedor.

K, para o quarto fornecedor.

Procure cotar em pelo menos três fornecedores, para obter os valores e o percentual da diferença entre eles. Obtendo essa diferença, o fornecedor que ganhar a cotação, será circulado, no campo Diferença do Valor Mínimo em %.

Impostos: Nesta linha será acrescentado o imposto sobre os itens, caso os tenha.

As linhas de: Total Bruto e Total Líquido serão preenchida automaticamente com a soma dos valores atribuídos em cada coluna, para cada fornecedor.

Prazo de pagamento: Nesta linha, digite o prazo de pagamento, para cada fornecedor. Exija o melhor prazo com seu fornecedor. Negocie as melhores formas de pagamento, para obter maior economia.

Prazo de entrega: Nesta linha digite o prazo de entrega, que cada fornecedor informar. É importante que o prazo de entrega seja analisado, juntamente com o custo X benefício

Garantia: Na compra de produtos, que necessitem de garantia, preencha os espaços nesta linha.

Proposta: Nos casos de vendas corporativas, os vendedores mandam uma proposta e seu respectivo número. É importante anexar a proposta a este documento, quando impresso e inserir o número da mesma, nestes campos, é recomendado, porque se você perder a proposta original, basta falar para o número para seu vendedor e ele lhe enviará uma cópia.

Observações: Como o nome já diz, este campo é para colocar algumas observações se necessárias.

Nome do Comprador: Inclua se necessário

Aprovação: Observe que, para quem trabalha no setor de compras de qualquer empresa, é sempre bom pegar uma autorização de algum diretor, ou gerente, antes de efetuar a compra.

Bom: esta é a planilha de cotação, simples e eficiente, para facilitar suas compras.

É proibida a reprodução para comercialização, assim como todas as planilhas do Guia de Compra.

Esta apostila é grátis. Pode ser estudada online, ou impressa, para uso pessoal. É proibida a reprodução total e ou parcial, para comercialização.

Talvez você queira ver: