Uma planilha de orçamento familiar em Excel é uma ferramenta poderosa para organizar suas finanças, permitindo que você acompanhe as receitas, despesas e saldo da sua família de forma detalhada e visual. Basicamente, ela funciona como um mapa do seu dinheiro, mostrando para onde ele vai e de onde ele vem. Além disso a planilha de orçamento também lhe mostra o quanto você ganha e o quanto gasta, ou deve gastar mensalmente.
Essa excelente planilha de orçamento pessoal e familiar, certamente é a que você precisa para controlar o seu orçamento pessoal. Ela segue as melhores práticas para controlar as suas finanças. Você começa cadastrando os diversos tipos de movimentações financeiras, todo dinheiro que entra e que sai na sua conta.
Alguns recursos da planilha de orçamento familiar
- Lançamentos diários.
- Controle de gastos.
- Relatório de fluxo de caixa por banco.
- Objetivos de longo prazo.
- Controle seus investimentos.
- Relatório pronto de fluxo de caixa.
- Controle de metas.
- Resultados financeiros.
- Contas a pagar e a receber.
- Relatórios para impressão.
- Dashboard de análise mensal, análise anual, análise de contas e receitas e Despesas.
Compre a Planilha de Orçamento familiar
Controle seu orçamento mensal e anual com esta planilha.
O que é um orçamento pessoal ou familiar?
Um orçamento pessoal ou familiar é uma lista detalhada das receitas e despesas esperadas que o ajudam a planejar como seu dinheiro será gasto ou economizado, além de rastrear seus hábitos de consumo reais.
A palavra orçamento pode ter assumido uma conotação ligeiramente negativa ao longo dos anos, invocando uma imagem de centavos apertados ou gastos limitados. No entanto, um orçamento é realmente apenas uma ferramenta para obter uma visão melhor e mais precisa dos seus hábitos de consumo. Aplique estes recursos nesta planilha de orçamento pessoal ou familiar.
Por que usar uma planilha para controlar gastos?
- Controle total: Saiba exatamente para onde seu dinheiro está indo, identificando os maiores gastos e áreas onde é possível economizar.
- Planejamento eficaz: Defina metas financeiras (como comprar uma casa, quitar dívidas ou fazer uma viagem) e acompanhe seu progresso.
- Organização financeira: Evite surpresas no fim do mês e tenha uma visão clara de suas receitas e despesas.
- Redução de estresse: Diminua a ansiedade em relação às finanças, sabendo que você está no controle do seu dinheiro.
- Tomada de decisões conscientes: Tome decisões financeiras mais informadas, baseadas em dados reais sobre seus hábitos de consumo.
- Prevenção de dívidas: Evite gastar mais do que ganha, controlando suas despesas e identificando possíveis problemas financeiros antes que eles se tornem sérios.
- Melhoria da comunicação familiar: Envolva todos os membros da família no processo de orçamento, promovendo a transparência e o trabalho em equipe em relação às finanças.
O que cabe em um orçamento familiar
- Evitar dívidas: quando ocorrem despesas inesperadas, as economias impedem que você tenha de pagar empréstimos do dia de pagamento ou dívidas no cartão de crédito apenas para pagar as contas.
- Possibilitar grandes compras possíveis: se tornar um proprietário é um sonho seu, será difícil obter o pré-pagamento necessário de 10 a 20 por cento sem economizar de forma consistente. Da mesma forma, na hora de comprar um carro novo, usar suas economias para um adiantamento substancial reduzirá drasticamente a quantidade de juros que você acabará pagando pelo seu empréstimo.
- Divertimento: Economizar dinheiro não é uma tarefa árdua; você também pode economizar para objetivos divertidos e de curto prazo. Por exemplo: você pode se recompensar por atingir suas metas de economia dedicando uma parte a uma viagem que sempre desejou fazer.
- Definir limites irrealistas para seus gastos: tente reduzir gradualmente seus gastos para ver quais limites são sustentáveis. Por exemplo: em vez de tentar eliminar as despesas de entretenimento, tente reduzi-las em 30% para equilibrar seu Orçamento Pessoal.
Quanto por cento devo economizar?
Quanto à porcentagem de sua renda que você deve alocar para várias despesas, não há números concretos e formais. Embora os especialistas possam recomendar que você não gaste mais de 35% de seu orçamento em moradia, por exemplo, você pode morar em uma cidade grande, onde os aluguéis são altos e consome mais sua renda.
Em geral, você pode usar uma regra não necessariamente obrigatória nesta planilha de orçamento pessoal e familiar.
- 50% para custos fixos: os custos fixos são gastos que não variam e que você deve pagar todos os meses. Aluguel, empréstimos para estudantes, pagamentos de carros, serviços públicos, academia, mensalidade da TV a cabo, Internet e outros.
- 20% em direção às metas financeiras: seus objetivos podem incluir pagar dívidas com juros altos, economizar na aposentadoria ou criar um fundo de emergência.
- 30% para gastos discricionários: gastos flexíveis incluem itens como: mantimentos, gás, alimentação fora, entretenimento, hobbies e assim por diante.