Planilha de Curva ABC de Clientes em Excel 4.0

Descontinuado… Faça o registro dos seus clientes, determine quanto gastaram com a sua empresa e veja a classificação e a curva ABC de cada um deles. É uma ótima planilha para analisar dados de vendas em seu negócio.

Ótima Planilha de Curva ABC, onde você pode fazer uma análise mais completa.

O que é a Curva ABC

O ABC Analysis é uma maneira abrangente de segmentar seus clientes ou produtos para garantir que você aproveite ao máximo seu tempo e seus recursos ao atendê-los, dividindo os itens em três categorias facilmente distinguíveis.

A análise ABC é um método de análise que divide o assunto em três categorias: A, B e C.

A categoria A: representa os produtos ou clientes mais valiosos que você possui. Estes são os produtos que contribuem fortemente para o seu lucro geral sem consumir muito dos seus recursos. Esta categoria da Planilha de Curva ABC será a menor categoria reservada exclusivamente para seus maiores fabricantes de dinheiro.

A categoria B: representa seus clientes ou produtos intermediários. Muitos abordam erroneamente esse grupo como aqueles que contribuem para o resultado final, mas não são significativos o suficiente para receber muita atenção. Planilha de Curva ABC!

No entanto, a categoria B tem tudo a ver com potencial. Os membros desta categoria podem, com algum incentivo, ser desenvolvidos em itens da categoria A.

A categoria C: trata das centenas de pequenas transações essenciais para o lucro, mas que não contribuem individualmente com muito valor para a empresa. Essa é a categoria em que a maioria dos seus produtos ou clientes residirá. É também a categoria em que você deve tentar automatizar as vendas o máximo possível para reduzir os custos indiretos.

Nesta planilha de Planilha de Curva ABC você saberá analisar tudo isso!

Regras de análise ABC

Pode-se considerar que a análise ABC compartilha ideias semelhantes às do princípio de Pareto, que afirma que 80% do valor total do consumo provém de apenas 20% dos itens. Claramente, isso significa que 20% dos seus produtos trarão 80% de suas receitas .

A análise ABC funciona dividindo-a das seguintes maneiras:

  1. Itens A: 20% de todos os bens contribuem para 70-80% do valor anual de consumo dos itens
  2. Itens B: 30% de todos os bens contribuem para 15-25% do valor anual de consumo dos itens
  3. Itens C: 50% de todos os bens contribuem com apenas 5% do valor anual de consumo dos itens

Para calcular o valor anual de consumo de qualquer item ou itens:

  • Valor de consumo anual = demanda anual x custo do item por unidade

Dessa forma, o gerente pode determinar quais mercadorias trazem mais valor e separá-las das inúmeras mercadorias que proporcionam pouco lucro na Planilha de Curva ABC.

Confira Estes Itens Também

Guia de Compra
Logo