▣ Lista de DDD▣ Planilhas de Excel▣ Buscar CEP▣ Shopping Online

Apostila de Excel - Validação de Dados

Veja seu Carrinho de Compras

Ver Todas as Planilhas

Algumas Planilhas de Excel, Baixe Grátis

Outros Links Úteis de Guia de Compra


Baixe nosso aplicativo

app guiadecompra

Instale o aplicativo do Guia de Compra no seu celular e pesquise tudo com apenas um toque. É grátis

Links Para Apostila

Determinar entradas válidas para uma célula da planilha

Podemos criar regras para entrada de dados em determinadas células. Este recurso é muito importante, principalmente quando temos uma macro na planilha, ele não permite que se altere o conteúdo da célula. Algumas Macros não permitem que protegemos a planilha com senhas, Ex: Macro do tipo Sort. ela não consegue atualizar os dados das células.

Com o recurso de validação de dados, podemos impedir que usuários alterem o conteúdo de determinada célula, ou mesmo de toda a planilha.

Para inserir uma "Validação" siga os passos abaixo.

Selecione as células que você deseja restringir.
No menu Dados, clique em Validação e depois clique na guia Configurações, então aparecerá Critério de validação. como mostra a figura abaixa

imagem Excel

Na caixa Permitir, escolha o tipo de restrição que você deseja inserir.

OBS: você pode escolher qualquer uma das opções, de acordo com sua preferência, mas nós aqui vamos escolher a opção "Comprimento do texto". Esta opção irá bloquear a entrada de textos, ou valores, conforme vamos determinar. Se você deletar o conteúdo da célula a proteção por validação não funciona nesta caso.

Na Caixa Dados, selecione "Não está entre"  e em "Mínimo" digite o número 1 e em seguida na caixa "Máximo" digite o número 50. Qualquer valor entre 1 e 50 caracteres não será aceito na célula.

Desmarque a caixa "Aplicar alterações em todas as células com as mesma configurações"

Em seguida clique na guia: Mensagem de entrada. Você pode optar por uma mensagem de entrada, caso contrario desmarque a caixa de diálogo: "Mostrar mensagem de entrada ao selecionar a célula"

imagem de Excel

Depois clique na guia: Alerta de erro. Ative a caixa: "Mostrar alerta de erro após a inserção de dados inválidos"

Escolha na caixa Estilo: entre Aviso, Informações, ou Parar e coloque uma mensagem de alerta em Título e no campo "Mensagem de erro". depois clique em OK.

Imagem de Excel

Detalhe: 

Aviso: mostra uma caixa de diálogo informando que o conteúdo da célula será alterado e mostra SIM, NÃO e CANCELAR e pergunta se deseja continuar.

Informação: Indica que o conteúdo está sendo alterado, clique em OK, para confirmar a alteração, ou em Cancelar, para cancelar a ação.

Parar: Exibe uma caixa de diálogo indicando que o conteúdo não pode ser alterado, nem mesmo clicando no botão Repetir. A opção mesmo é clicar em Cancelar. Esta opção é a mais segura para preservar os dados da célula. Por isso indicamos que escolha o sinal de alerta de acordo com a segurança que deseja propor para as células restritas.

Agora tente mudar o conteúdo da célula e em seguida teste cada sinal de alerta e outras opções de validação existentes na guia "Configurações".

Esta apostila é grátis. Pode ser estudada online, ou impressa, para uso pessoal. É proibida a reprodução total e ou parcial, para comercialização.
Anuncie Aqui Fale Conosco Dicas de Compras Conheça a Empresa Shopping Guia de Compra Lojas Recomendadas International Dialing Planilhas de Excel Tabela da Copa 2018 Lista de DDD Links Últeis Telefones Últeis Consulta de CEP Baixe o Aplicativo Página Inicial

O Guia de Compra não é uma loja virtual, não vende produtos anunciados aqui. O Guia de Compra não presta serviços anunciados pelos anunciantes, apenas oferece o espaço para todos anunciarem seus produtos e serviços. O Guia de Compra não participa das negociações entre comprador e vendedor.


© Guia de Compra 2004-2017