Validação de Dados no Excel

Aprenda fazer planilha e configurar com validção de dados no Excel, listas suspensas e bloqueios em células com a formatação válida.

Veja seu Carrinho de Compras

Ver Todas as Planilhas

Algumas Planilhas de Excel, Baixe Grátis

Outros Links Úteis de Guia de Compra


Baixe nosso aplicativo

app guiadecompra

Instale o aplicativo do Guia de Compra no seu celular e pesquise tudo com apenas um toque. É grátis

Links Para Apostila

Determinar entradas válidas para uma célula da planilha

Podemos criar regras para entrada de dados em determinadas células. Este recurso é muito importante, principalmente quando temos uma macro na planilha, ele não permite que se altere o conteúdo da célula. Algumas Macros não permitem que protegemos a planilha com senhas, Ex: Macro do tipo Sort. ela não consegue atualizar os dados das células.

Com o recurso de validação de dados, podemos impedir que usuários alterem o conteúdo de determinada célula, ou mesmo de toda a planilha.

Para inserir uma "Validação" siga os passos abaixo.

Selecione as células que você deseja restringir.
No menu Dados, clique em Validação e depois clique na guia Configurações, então aparecerá Critério de validação. como mostra a figura abaixa

imagem Excel

Na caixa Permitir, escolha o tipo de restrição que você deseja inserir.

OBS: você pode escolher qualquer uma das opções, de acordo com sua preferência, mas nós aqui vamos escolher a opção "Comprimento do texto". Esta opção irá bloquear a entrada de textos, ou valores, conforme vamos determinar. Se você deletar o conteúdo da célula a proteção por validação não funciona nesta caso.

Na Caixa Dados, selecione "Não está entre"  e em "Mínimo" digite o número 1 e em seguida na caixa "Máximo" digite o número 50. Qualquer valor entre 1 e 50 caracteres não será aceito na célula.

Desmarque a caixa "Aplicar alterações em todas as células com as mesma configurações"

Em seguida clique na guia: Mensagem de entrada. Você pode optar por uma mensagem de entrada, caso contrario desmarque a caixa de diálogo: "Mostrar mensagem de entrada ao selecionar a célula"

imagem de Excel

Depois clique na guia: Alerta de erro. Ative a caixa: "Mostrar alerta de erro após a inserção de dados inválidos"

Escolha na caixa Estilo: entre Aviso, Informações, ou Parar e coloque uma mensagem de alerta em Título e no campo "Mensagem de erro". depois clique em OK.

Imagem de Excel

Detalhe: 

Aviso: mostra uma caixa de diálogo informando que o conteúdo da célula será alterado e mostra SIM, NÃO e CANCELAR e pergunta se deseja continuar.

Informação: Indica que o conteúdo está sendo alterado, clique em OK, para confirmar a alteração, ou em Cancelar, para cancelar a ação.

Parar: Exibe uma caixa de diálogo indicando que o conteúdo não pode ser alterado, nem mesmo clicando no botão Repetir. A opção mesmo é clicar em Cancelar. Esta opção é a mais segura para preservar os dados da célula. Por isso indicamos que escolha o sinal de alerta de acordo com a segurança que deseja propor para as células restritas.

Agora tente mudar o conteúdo da célula e em seguida teste cada sinal de alerta e outras opções de validação existentes na guia "Configurações".

Esta apostila é grátis. Pode ser estudada online, ou impressa, para uso pessoal. É proibida a reprodução total e ou parcial, para comercialização.
Anuncie Aqui Fale Conosco Dicas de Compras Conheça a Empresa Localizar DDI Lojas Recomendadas International Dialing Planilhas de Excel Tabela da Copa 2018 Lista de DDD Links Últeis Telefones Últeis Consulta de CEP Baixe o Aplicativo Página Inicial

O Guia de Compra não é uma loja virtual, não vende produtos anunciados aqui. O Guia de Compra não presta serviços anunciados pelos anunciantes, apenas oferece o espaço para todos anunciarem seus produtos e serviços. O Guia de Compra não participa das negociações entre comprador e vendedor.

Google+  FB  Twitter

© Guia de Compra 2004-2017