Aprenda como fazer planilhas e utilizar a função SE do Excel, para criar cálculos com fórmulas lógicas de com várias condições aninhadas e critérios, esta é uma função lógica.
Agora vamos conhecer a mais temida de todas as funções para um iniciante em Excel. É a função SE, que Retorna um valor se uma condição que você especificou avaliar como VERDADEIRO e um outro valor se for avaliado como FALSO. Use SE para conduzir testes condicionais sobre valores e fórmulas.
OBS: "SE" só trabalha com até 8 condições dentro de seu operador e tal condição poderá ser valor, texto ou outro caractere de origem binária. Lembrando-se que quando não setrata de valores os argumento deverão ficar entre "aspas" para que a função retorne o valor verdadeiro.
Sintaxe
=SE(teste_lógico;valor_se_verdadeiro;valor_se_falso)
Teste_lógico é qualquer valor ou expressão que possa ser avaliado como VERDADEIRO ou FALSO. Por exemplo, A10=100 é uma expressão lógica; se o valor da célula A10 for igual a 100, a expressão será considerada VERDADEIRA. Caso contrário, a expressão será considerada FALSA. Esse argumento pode usar qualquer operador de cálculo de comparação.
Valor_se_verdadeiro é o valor retornado se teste_lógico for VERDADEIRO. Por exemplo, se esse argumento for a seqüência de caracteres de texto "Dentro do orçamento" e o argumento teste_lógico for considerado VERDADEIRO, a função SE exibirá o texto "Dentro do orçamento". Se teste_lógico for VERDADEIRO e valor_se_verdadeiro for vazio, o argumento retornará 0 (zero). Para exibir a palavra, VERDADEIRO, use o valor lógico VERDADEIRO para esse argumento. Valor_se_verdadeiro pode ser outra fórmula.
Valor_se_falso é o valor retornado se teste_lógico for FALSO. Por exemplo, se esse argumento for a seqüência de caracteres de texto "Acima do orçamento" e o argumento teste_lógico for considerado FALSO, a função SE exibirá o texto "Acima do orçamento". Se teste_lógico for FALSO e valor_se_falso for omitido (ou seja, se não houver vírgula após valor_se_verdadeiro), o valor lógico FALSO será retornado. Se teste_lógico for FALSO e valor_se_falso for vazio (ou seja, se houver uma vírgula após valor_se_verdadeiro seguida do parêntese de fechamento), o valor 0 (zero) será retornado. Valor_se_falso pode ser outra fórmula.
Vamos usar o mesmo documento, ou seja, a planilha que você usou com a função PROCV.
Acrescente na coluna "E" da tabela empregados que você criou e dê o título Reajuste para esta coluna. Abaixo
Digite a fórmula seguinte:
=SE(C12<=400;C12*10%;SE(C12<=700;C12*9%;8%))
Copie a fórmula até a célula "E21" e verá que os valores do reajuste salarial foram feitos
conforme a condição que você indicou.
Acrescente mais uma coluna e digite Valor com Reajuste some os dois valores "C + E"
e copie a formula para as outras células.
Ainda podemos colocar na última opção, uma condição diferente, por exemplo, um texto, ou o
valor "0" zero. Tente fazer isso.
Figura [7]
Se está muito difícil, faça uma planilha separada e coloque apenas uma condição. Um bom exemplo
é fazer uma planilha com modelos de carros dando-lhe os títulos: MARCA, MODELO, COMBUSTIVEL.
No título combustível, faça a fórmula seguinte: =SE(determinada célula for igual a "Marca X";"álcool";caso contrario"gasolina")
Se você digitou o primeiro nome da marca em "A2" e o primeiro modelo em "B2" a função deverá estar
célula "C2" com a seguinte descrição: =SE(A2="Nome da Marca";"Álcool";"Gasolina"). Seria como se você fosse viajar e desse uma condição para sua viagem: SE chover "eu não viajo"; SE chegar uma frente fria "também não viajo"; Caso contrário "Viajarei". É mais ou menos isso.
O Guia de Compra não é uma loja virtual, não vende produtos anunciados aqui. O Guia de Compra apenas divula produtos e serviços de links patrocinados.
© 2004-2023 Guia de Compra ⇨ Termos de Serviços ⇨ Política de Privacidade