Função SE do Excel

Veja seu Carrinho de Compras

Ver Todas as Planilhas

Algumas Planilhas de Excel, Baixe Grátis

Outros Links Úteis de Guia de Compra


Baixe nosso aplicativo

app guiadecompra

Instale o aplicativo do Guia de Compra no seu celular e pesquise tudo com apenas um toque. É grátis

Links Para Apostila

Funções Lógicas: Fómula SE

Agora vamos conhecer a mais temida de todas as funções para um iniciante em Excel. É a função SE, que Retorna um valor se uma condição que você especificou avaliar como VERDADEIRO e um outro valor se for avaliado como FALSO. Use SE para conduzir testes condicionais sobre valores e fórmulas.

OBS: "SE" só trabalha com até 8 condições dentro de seu operador e tal condição poderá ser valor, texto ou outro caractere de origem binária. Lembrando-se que quando não setrata de valores os argumento deverão ficar entre "aspas" para que a função retorne o valor verdadeiro.

Sintaxe

=SE(teste_lógico;valor_se_verdadeiro;valor_se_falso)

Teste_lógico é qualquer valor ou expressão que possa ser avaliado como VERDADEIRO ou FALSO. Por exemplo, A10=100 é uma expressão lógica; se o valor da célula A10 for igual a 100, a expressão será considerada VERDADEIRA. Caso contrário, a expressão será considerada FALSA. Esse argumento pode usar qualquer operador de cálculo de comparação.

Valor_se_verdadeiro é o valor retornado se teste_lógico for VERDADEIRO. Por exemplo, se esse argumento for a seqüência de caracteres de texto "Dentro do orçamento" e o argumento teste_lógico for considerado VERDADEIRO, a função SE exibirá o texto "Dentro do orçamento". Se teste_lógico for VERDADEIRO e valor_se_verdadeiro for vazio, o argumento retornará 0 (zero). Para exibir a palavra, VERDADEIRO, use o valor lógico VERDADEIRO para esse argumento. Valor_se_verdadeiro pode ser outra fórmula.

Valor_se_falso é o valor retornado se teste_lógico for FALSO. Por exemplo, se esse argumento for a seqüência de caracteres de texto "Acima do orçamento" e o argumento teste_lógico for considerado FALSO, a função SE exibirá o texto "Acima do orçamento". Se teste_lógico for FALSO e valor_se_falso for omitido (ou seja, se não houver vírgula após valor_se_verdadeiro), o valor lógico FALSO será retornado. Se teste_lógico for FALSO e valor_se_falso for vazio (ou seja, se houver uma vírgula após valor_se_verdadeiro seguida do parêntese de fechamento), o valor 0 (zero) será retornado. Valor_se_falso pode ser outra fórmula.

Vamos usar o mesmo documento, ou seja, a planilha que você usou com a função PROCV.
Acrescente na coluna "E" da tabela empregados que você criou e dê o título Reajuste para esta coluna. Abaixo Digite a fórmula seguinte:
=SE(C12<=400;C12*10%;SE(C12<=700;C12*9%;8%))
Copie a fórmula até a célula "E21" e verá que os valores do reajuste salarial foram feitos conforme a condição que você indicou.
Acrescente mais uma coluna e digite Valor com Reajuste some os dois valores "C + E" e copie a formula para as outras células.
Ainda podemos colocar na última opção, uma condição diferente, por exemplo, um texto, ou o valor "0" zero. Tente fazer isso.

Imagem SE

Figura [7]

Se está muito difícil, faça uma planilha separada e coloque apenas uma condição. Um bom exemplo é fazer uma planilha com modelos de carros dando-lhe os títulos: MARCA, MODELO, COMBUSTIVEL. No título combustível, faça a fórmula seguinte: =SE(determinada célula for igual a "Marca X";"álcool";caso contrario"gasolina")
Se você digitou o primeiro nome da marca em "A2" e o primeiro modelo em "B2" a função deverá estar célula "C2" com a seguinte descrição: =SE(A2="Nome da Marca";"Álcool";"Gasolina"). Seria como se você fosse viajar e desse uma condição para sua viagem: SE chover "eu não viajo"; SE chegar uma frente fria "também não viajo"; Caso contrário "Viajarei". É mais ou menos isso.

Vamos continuar com gráficos e Marco: clique aqui

Esta apostila é grátis. Pode ser estudada online, ou impressa, para uso pessoal. É proibida a reprodução total e ou parcial, para comercialização.
Anuncie Aqui Fale Conosco Dicas de Compras Conheça a Empresa Localizar DDI Lojas Recomendadas International Dialing Planilhas de Excel Tabela da Copa 2018 Lista de DDD Links Últeis Telefones Últeis Consulta de CEP Baixe o Aplicativo Página Inicial

O Guia de Compra não é uma loja virtual, não vende produtos anunciados aqui. O Guia de Compra não presta serviços anunciados pelos anunciantes, apenas oferece o espaço para todos anunciarem seus produtos e serviços. O Guia de Compra não participa das negociações entre comprador e vendedor.


© Guia de Compra 2004-2017