Como Comprar Produtos Gráficos

Onde tem: Como Comprar Produtos Gráficos

 


Confira a descrição de Como Comprar Produtos Gráficos e procure este item em seu fornecedor preferido, na lista do Guia de Compra.

MATERIAL GRÁFICO – COMO COMPRAR:

 

A cotação para contratação de serviços de gráfica parece, mas não é muito tão simples. Existem dezenas de tipos de materiais: papéis, plásticos, PVC, metais, entre outros, que podem ser utilizados no ramo gráfico. Existem também tipos e formatos de cores como: CMYK, RGB, preto e branco e cores catalogadas com exatidão. Estas cores são definidas pela escala pantone, que são codificadas no padrão mundial, para que se possa obter a tonalidade exata, que pretende em cada tipo de utilização, seja no design gráfico, ou na web.

Cada tipo de material tem a sua gramatura e ou espessura. Para cada tipo material existente, há tipos de tintas específicas, utilizadas em equipamentos específicos. O conhecimento técnico gráfico é vasto e não se aprende da noite para o dia.

Falaremos sobre a aquisição de serviços gráficos, de forma simples, sem considerarmos os tipos de materiais, informando apenas os cuidados para que se evitem problemas ao contratar.

Geralmente o profissional do ramo gráfico, lhe dará dicas e instruções importantes de como obter o melhor aproveitamento do serviço. Você pode utilizar serviços gráficos para diversos tipos de objetivos. Veja alguns exemplos: formulários, folhetos, adesivos, banners e na linha de brindes podem ser confeccionados com personalização os mais variados produtos como: canetas, canecas, chaveiros, calendários, convites e uma infinidade de produtos. 

Definindo o Serviço: Depto de Marketing e ou Agência de Propaganda e Marketing


É muito provável que o desenvolvimento da arte para comunicação visual de sua empresa seja terceirizado, feito por uma Agência de Propaganda e Marketing, que será responsável por planejar, criar e prestar consultoria em marketing na produção gráfica de banners, cartazes, anúncios, outdoor, panfletos, etc. E para a internet: web sites, hot sites, banners, vídeos, hospedagem de sites, entre outros serviços. Já na produção audiovisual, os produtos criados são: spots, vinhetas, jingles, comerciais de rádio e TV. Geralmente, a agência também efetua a cotação e contratação das empresas que serão responsáveis por produzir seu material: banners, cartazes, adesivos, panfletos, etc. Logicamente você deverá analisar os custos orçados e aprovar o serviço porque tudo estará pronto para sua analise.

Caso tenha em sua empresa um departamento de marketing com profissionais aptos a desenvolverem artes, você poderá cotar os serviços diretamente nas Gráficas e Editoras existentes no mercado, com as informações que sua área de Marketing vai lhe fornecer.

Inicialmente, tudo surge como uma boa idéia, e os profissionais de marketing desenvolvem a arte, define quantidade de cores, o tipo de material e em conjunto com você as quantidades a serem produzidas. Você deverá aprovar todas essas especificações, ou se tiver sob a alçada de alguém pedir que avalie e aprove.

É importante que o solicitante seja consultado a respeito de todo o processo, se for possível desde o inicio, tendo em vista que um comprador experiente na compra de material gráfico. Sabe-se que cada tipo de material utilizado tem um custo diferente e um serviço adicional como uma dobra, um corte, uma simples cor a mais ou até mesmo o volume contratado pode ser determinante no custo total do serviço.

Experiências como estas quando compartilhadas sem vaidades e recebidas com humildade podem proporcionar grande economia. Depois de finalizada essa parte, você receberá a sua requisição com todas as informações que precisa para cotar o serviço. 

Identificando fornecedores e homologando-os


Para localizar e identificar fornecedores de serviço você pode utilizar alguns instrumentos de pesquisa. Clique aqui e encontre fornecedores gráficos. Temos também as propagandas enviadas por mala-direta, o telemarketing ativo e indicações.

A busca por fornecedores deve obedecer também uma atenção logística, por exemplo: é recomendável que se faça uma cotação, analisando custos de transporte, prazo de entrega, preços, não abrindo mão, evidentemente da qualidade. Em alguns casos de urgência, quanto mais próximo estiver o fornecedor, a tendência é que ele seja contratado. Você deve avaliar vantagens como: custo efetivo total - CET, que inclui fretes e eventuais taxas, dependendo da forma de pagamento.

Toda a seleção passa por um processo de homologação, que deve obedecer alguns passos importantes:
1) Análise do Contrato Social da empresa e o seu Capital.
2) Tempo de constituição e sua idoneidade através da avaliação de crédito do CNPJ e CPF dos sócios.
3) Analise das relações comerciais: entrar em contato com alguns clientes de referência, para obter informações sobre pontualidade, qualidade do serviço prestado, flexibilidade nos pagamentos e atendimento pós-venda.
4) Visitar o local, para avaliação da infra-estrutura de produção e atendimento: analisar o local de funcionamento da empresa, funcionários e equipamentos utilizados para produzir o material.
5) Ter acesso ao portfólio do fornecedor e analisar os tipos de clientes. 

Se a análise for positiva, cadastre em seu sistema este novo fornecedor e envie um convite aos fornecedores selecionados com as informações necessárias para que elaborem uma proposta para cotação.

Cotação, Pedido Aprovação e analise da prova.


Quando receber as propostas, avalie os seguintes itens:
- Preço total do serviço e condição de pagamento - opte por pagamento faturado, caso não tenha vantagens para o pagamento à vista, ou ainda não tiver o capital e necessite de tempo para planejar seu fluxo de caixa.
- Prazo de entrega a partir da aprovação da prova de prelo, que significa uma réplica do produto. Esta prova é de grande importância, para avaliar o resultado final, porém o contratante deve arcar com o custo adicional. Caso conheça e confie na empresa, pode optar por uma prova impressa, que proporciona uma ideia do lay-out e de tons aproximados de cores.
- Tipo de material solicitado: papel couchê fosco ou brilho, espessura, ou gramatura do papel e a quantidade de cores.
- Efeitos solicitados como: corte e vinco, dobras, aplicação de vernizes em todo o material, ou só em local especifico – chama-se verniz localizado.
- Serviços adicionais como: envelopamento, colagem, encadernação e etc.

Tudo agregará custo ao serviço. Quanto maior forem os detalhes, maior será o preço final.

Analise as opções de todos os fornecedores, elabore uma planilha para que possa comparar preços, prazos de entrega e pagamento. Você pode baixar gratuitamente, uma planilha de cotações no link: Planilha de Cotação 

A aprovação deve ser feita formalmente com sua assinatura e datada na prova que foi emitida pelo prestador de serviços gráficos.

Confira com cuidado e sem pressa, minuciosamente todas as informações contidas na prova.

Depois de aprovada você só poderá rejeitar o material, se o erro observado, geralmente na entrega, tenha sido provocado pela gráfica e não por uma conferência desleixada da prova que será o documento utilizado para comprovar o acordo entre as partes.


Redigido por: Wilson C. Andrade Jr.
Diretor em Gestão de Compras
Todos os direitos intelectuais reservados.

O objetivo é mostrar a descrição de Como Comprar Produtos Gráficos ou alguma informação técnica, que possa levar ao cliente dados de Como Comprar Produtos Gráficos, para facilitar na aquisição de Como Comprar Produtos Gráficos

2017/04/05 Blog
Anuncie Aqui Fale Conosco Dicas de Compras Conheça a Empresa Localizar DDI Lojas Recomendadas International Dialing Planilhas de Excel Tabela da Copa 2018 Lista de DDD Links Últeis Telefones Últeis Consulta de CEP Baixe o Aplicativo Página Inicial

O Guia de Compra não é uma loja virtual, não vende produtos anunciados aqui. O Guia de Compra não presta serviços anunciados pelos anunciantes, apenas oferece o espaço para todos anunciarem seus produtos e serviços. O Guia de Compra não participa das negociações entre comprador e vendedor.

Google+  FB  Twitter

© Guia de Compra 2004-2017