guiadecompra
Home Excel Inserir Gráfico na Planilha

Apostila de Excel - Inserindo Gráfico

Inserir um Gráfico na Planilha de Excel

Esta é uma etapa muito fácil. Primeiro vamos renomear as planilhas e depois inserir o gráfico em outra planilha.
- Na planilha Plan1 mude para Produtos
- Na planilha Plan2 mude para Gráfico
Para realizar esta ação, clique na guia de planilha com o botão direito do mouse, como mostra a imagem a seguir:

Imagem de Excel

Quando surgir a caixa de diálogo, clique no menu Renomear e digite o nome da planilha, como foi especificado acima. Clique em qualquer local da tela, para o excel aceitar o novo nome.
Repita estes passos na Plan2 que será a plainha do gráfico.


O primeiro passo para inserir gráficos em uma planilha é definir os parâmetros, para que os dados sejam mostrados no gráfico. Aqui nós queremos ver, qual produto representa o maior valor de estoque. Seguindo estas etapas, você pode definir outros parâmetros, de acordo com os dados solicitados.
- Clique na planilha Gráfico e no menu do excel, clique em Inserir, no bloco de ferramentas Gráficos escolha a opção Colunas, como mostra a figura abaixo.


Imagem de Excel


Provavelmente o gráfico tenha aparecido no meio da tela, com o fundo limpo e uma moldura, clique em qualquer parte da área de gráfico e arraste para as proximidades do canto superior esquerdo da tela. Agora clique com o botão direito do mouse na área do gráfico, em seguida escolha a opção: Selecionar Dados, como mostra a figura abaixo.


Imagem de Excel


A próxima imagem mostra como é a tela onde os dados, que você selecionar, na planilha Produtos serão inseridos


Imagem de Excel


Vá até a planilha Produtos
Selecione a coluna de Nome dos Produtos de C4 até C13 e com a tecla Ctrl pressionada, selecione a coluna Valor com Desconto de J4 até J13.
Esta ação pode ser feita, também posicionando o cursor do mouse no campo de fórmulas, dentro da caixa de diálogo da seleção de dados do gráfico e digitando ; (ponto e vírgula), em seguida selecionar a outra coluna.


Feito isso, clique em OK e o gráfico está pronto.
Você ainda pode alterar o layout do gráfico, ou a aparência das barras, pode nomear o gráfico e muitas opções interessantes, que não vamos abordar neste tutorial passo a passo.
Por enquanto é isso e agora você já tem noção de como elaborar uma planilha de Excel. Navegue pelas páginas da apostila de Excel aqui no guia de compra e aprenda mais funções, além disso você ainda pode fazer download de planilhas prontas, para uso pessoal, ou na sua empresa.



Esta apostila é grátis. Pode ser estudada online, ou impressa, para uso pessoal. É proibida a reprodução total e ou parcial, para comercialização.